Na manhã deste domingo (24), a Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Patos de Minas, recebeu 28 ternos de congada, o encontro faz parte do encerramento do 26º encerramento dos festejos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Os grupos foram recebidos pelos reis perpétuos, Maria Rosário e José Ferreira (Sô Quim). O encontro seguiu com uma missa presidida pelo Monsenhor José Magno.
Dentre os 28 grupos de congada, também chamou a atenção a presença de ternos de fora do estado de Minas Gerais, os demais grupos pertenciam a região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro.
Dentre os ternos de Patos de Minas, estavam presentes o Moçambique Filhos de Maria, Moçambique Nossa Senhora do Rosário, Moçambique Vila Operária, Moçambique guerreiros do Quilombo de Ambrósio, o Congado Nossa Senhora do Rosário, o Congado Apaiano e o Moçambique Estrela do Oriente.
A congada é uma expressão cultural e religiosa afro-brasileira que mistura dança, canto, teatro e espiritualidade de matrizes africana e cristã, especificamente católica. Também chamada de congado ou congo, trata-se de uma festividade que celebra Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, em memória à proteção que essas santidades deram aos negros escravizados. Há algumas congadas em que também são lembradas a figura de Chico Rei e a luta entre cristãos e mouros.
Confira a reportagem da Rádio Clube98:
Imagens: