Secretária fala sobre mudanças na testagem e alerta sobre possível aumento de casos de Covid nas próximas semanas

logo-face
logo-face
Secretária fala sobre mudanças na testagem e alerta sobre possível aumento de casos de Covid nas próximas semanas

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães, participou de uma live nesta sexta-feira (14), nas redes sociais da prefeitura, oportunidade que esclareceu dúvidas em relação ao enfrentamento da Covid-19 em Patos de Minas.

Ana Carolina Magalhães Caixeta, afirmou durante a transmissão que os casos poderão chegar a triplicar nas próximas semanas. Questionada em relação ao retorno da exigência da obrigatoriedade de máscaras ao ar livre, a chefe da pasta da saúde, ressaltou que embora exista a possibilidade, não teria no momento uma data para a efetivação da medida. Ana Carolina também afirmou que no atual cenário, não há previsto novas restrições em relação ao comércio e aos eventos.

O centro de atendimento para sintomáticos respiratórios será inaugurado na próxima segunda-feira (17) e funcionará no imóvel do antigo CAPS AD, localizado Rua Dona Luiza, 710, bairro Lagoa Grande. O atendimento será exclusivo para sintomáticos respiratórios.

O novo centro terá atendimento exclusivo para consultas médicas e exames de sintomáticos respiratórios. O funcionamento ocorrerá 24 horas, de domingo a domingo.

Conforme divulgado anteriormente, a testagem para Covid sofreu algumas mudanças em Patos de Minas e será realizada seguindo uma escala de prioridade.

Sempre a partir do terceiro dia de sintomas:

  • pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;
  • pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
  • pessoas no grupo de risco;
  • gestantes;
  • trabalhadores assistenciais da área da saúde;
  • colaboradores de serviços essenciais.

Segundo Ana Carolina, os pacientes com sintomas que não se encaixam nos critérios de testagem, serão avaliados pelo médico pelos critérios clínicos, desta forma seguindo para isolamento de sete dias, mesmo sem teste positivo.

Questionada pelo jornalismo do Clube Notícia, sobre uma possível subnotificação registrada nos próximos boletins, motivada pelos novos critérios de testagem. A chefe da pasta afirmou que isso pode ocorrer sim, “No boletim podemos ter teoricamente menos casos informados do que o real, vamos trabalhar sempre com quantidade de casos sintomáticos.” Afirmou.

Na oportunidade a Secretária pediu que a população não se baseie apenas nos dados dos boletins, uma vez que apenas os casos graves estarão sendo testados, e ressaltou que devemos tomar todos os cuidados necessários considerando esse momento de alerta.

Ana Carolina também explicou como serão conduzidos os diagnósticos dos contatos dos pacientes positivados.

“Ao invés de testar todo mundo, vamos testar só os mais graves e contactantes vamos considerar, caso tenha sintomas, como positivo.”

Comentários