Patos de Minas restringe testagem para Covid-19 na rede pública de saúde

logo-face
logo-face
Patos de Minas restringe testagem para Covid-19 na rede pública de saúde

Nessa quinta-feira (13), patenses que procuraram a UPA e as USFs para realizarem testes Covid, relataram que os exames estariam sendo realizados seguindo uma escala de prioridades, as informações repassadas por ouvintes da Rádio Clube98 apontam que um grande número de pessoas aguardavam a testagem, principalmente na UPA.

Segundo nota enviada pela Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais teria orientado os municípios a realizarem o exame seguindo uma escala de gravidade, sempre a partir do terceiro dia de sintomas. O motivo seria o risco de desabastecimento de testes rápidos para detecção de Covid-19 em todo o país.

Ainda foi informado que nesta sexta-feira (14), a Secretária Municipal de Saúde de Patos de Minas deve complementar as informações em comunicado oficial à população e à imprensa.

Confira a nota na íntegra com a escala a ser seguida para testagem:

ATENÇÃO!

Em razão do risco de desabastecimento de testes rápidos para detecção de Covid-19 em todo o país, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais orientou os municípios a realizarem o exame seguindo a escala de gravidade a seguir, sempre a partir do terceiro dia de sintomas:

-pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;

-pacientes hospitalizados e cirúrgicos;

-pessoas no grupo de risco;

-gestantes;

-trabalhadores assistenciais da área da saúde;

-colaboradores de serviços essenciais.

As unidades de saúde de Patos de Minas e a UPA estão sendo reabastecidas com testes rápidos, contudo, seguirão o protocolo acima descrito.

A Vigilância Epidemiológica do município detectou centenas de pessoas que, num mesmo dia, estão fazendo teste rápido na rede particular e na rede pública de saúde, o que não é necessário e, mais que isso, contribui para maior escassez do produto do mercado.

Comentários