A estrutura política brasileira esteve em destaque no ''Debate 98'' desta quinta-feira (25)

Os convidados do “Debate 98” desta quinta-feira (25/11) foram a desembargadora aposentada, Mariza de Melo Porto e o advogado Dolglas Eduardo Silva. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos, o bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube98.

Durante o programa desta quinta-feira (25), a estrutura política; o regime democrático; as vantagens e desvantagens do sistema político do país e a atuação da Justiça Eleitoral em relação aos partidos e seus representantes, estiveram entre os assuntos em destaque.

Na oportunidade, o sistema eleitoral ideal também foi discutido durante o “Debate 98”, Dr. Dolglas destacou que existem muitos partidos com a mesma ideologia e que isso pode acabar prejudicando o real processo democrático.

Contextualizando a realidade local, onde recentemente dois vereadores foram cassados. Os convidados e a bancada discutiram sobre o processo de suplência que é realizado em casos dessa natureza.

Mariza Porto e Dr. Dolglas explicaram porque o sistema é chamado de proporcional, e esclareceram que o mandato pertence ao partido. Por isso nos casos de Patos de Minas, os dois suplentes do PSD, mesmo com menos votos que outros candidatos, assumem as vagas deixadas pelos parlamentares cassados.

O último assunto em discussão foi referente as punições em relação à compra e a venda de votos. Com bastante conhecimento os convidados esclareceram todas as dúvidas referentes ao tema.

Confira a entrevista na íntegra: