Conselheira municipal de saúde relata intimidação por parte de diretores da Prefeitura de Patos de Minas

Conselheira  municipal de saúde relata intimidação por parte de diretores da Prefeitura de Patos de Minas

“Uma grande enganação” foi o que disse Águida Helena, conselheira municipal de saúde, sobre a prestação de contas da prefeitura de Patos de Minas, que aconteceu na última quinta-feira (10/06).

A reportagem da Rádio Clube98 esteve presente na reunião ordinária do Conselho Municipal de saúde, em entrevista Águida teceu duras críticas sobre a prestação de contas, “Eu vejo como uma grande enganação, isso veio pela campanha do atual prefeito, até hoje, eles continuam em campanha e enganando o povo. Meu voto é não, eu não aprovo, temos questões muito serias, para estar resolvendo aqui no conselho, o que eles querem é dinheiro, querem aprovação de contas e de mais um milhão de reais. O que vemos desde o início desse governo é dinheiro”, disse Águida.

A conselheira falou também sobre a situação do Hospital São Lucas “As cirurgias eletivas estão paradas, mas a culpa não é somente do Hospital Regional e da pandemia, a onde vão realizar essas cirurgias, porque tiraram do SUS, hemodiálise do São Lucas e levou para uma clínica que não tem bloco cirúrgico e não tem CTI, e ai como vai resolver? Mandam lá para o Sul de Minas e não resolvem a situação de Patos de Minas, estão empurrando com a barriga”, afirmou.

Águida falou sobre uma intimidação que a presidente do Conselho sofreu. “Nós não ficamos satisfeitos, Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, de como foram tratadas as nossas conselheiras, a nossa presidente Fatinha e conselheira Terezinha. Eu não entendo que prática é essa de convocar uma presidente do Conselho, achando que ela vai sozinha, e chegando lá ser intimidada por 10 diretores, isso é um retrocesso, isso é um desrespeito, uma falta de democracia,”.

A Prefeitura de Patos de Minas foi procurada pelo jornalismo da Rádio Clube98 e por meio de nota relatou que as reuniões com a presidência do conselho e os sete diretores da pasta de saúde acontecem quinzenalmente e são encontros habituais e frequentes e também reconheceu a importância do papel dos conselheiros.

Confira a nota na íntegra:

Sobre pronunciamento da conselheira entrevistada, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

A Secretaria Municipal de Saúde realiza reunião com a presidência do conselho e com os sete diretores da pasta mensal ou quinzenalmente, para alinhamentos de parceria. Portanto são encontros habituais e frequentes;

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde são parceiros para o bem-estar dos pacientes e melhorias na saúde no geral. A gestão da pasta reconhece o importante papel dos conselheiros e prioriza uma relação de respeito com todos eles.

Confira a entrevista completa de Águida Helena.