Semana de Estudos Biológicos é iniciada neste sábado (05/06)

logo-face
logo-face
Semana de Estudos Biológicos é iniciada neste sábado (05/06)

O curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoverá de 05 a 11 de junho, por meio da plataforma Google Meet, a X Semana de Estudos Biológicos (SESTBIO).

Na oportunidade será abordado o tema “As Faces da Biotecnologia e a Atuação do Biólogo”.

No primeiro dia do evento, 05 de junho (sábado), será feito o plantio de mudas em Patos de Minas e em cidades vizinhas. A ação conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

No segundo dia do evento, 07 de junho (segunda-feira), serão ministrados os minicursos “Nanomateriais: Síntese, Caracterização e Aplicações Biotecnológicas” e “Bioprospecção de Fungos Entomopatogênicos”. Além disso ocorrerão as palestras “Desafio na Produção de Vacinas para COVID-19”, “A Dinâmica Mitocondrial em Células Tumorais” e “Prospecção de Produtos Bioativos de Interesse Médico e Industrial”.

No terceiro dia do evento, 08 de junho (terça-feira), serão apresentados os trabalhos acadêmicos, desenvolvidos pelos alunos do curso de Ciências Biológicas. Posteriormente, serão proferidas as palestras “O Mundo Invisível no Plastifério”; “Utilizando a Biotecnologia para o Biomonitoramento e a Biorremediação”; e “Recuperação e Manejo de Áreas Degradadas”.

No quarto dia do evento, 09 de junho (quarta-feira), serão proferidos os minicursos “Criação de Insetos: Como Ser um Empreendedor em Entomologia”; “Cultivo de Flores e Plantas – Fantasmas”; e “Biotecnologia e Uso de Marcadores Moleculares”. Em seguida serão ministradas as palestras “Biotecnologia: Avanços e Aplicações na Área Vegetal”; “Trofobiose e Sanidade Vegetal” e “Imunoterapia Anticâncer e Nanobiotecnologia”.

No quinto dia do evento, 10 de junho (quinta-feira), ocorrem os minicursos “A Crise Ambiental e os Desafios do Século XXI” e “Geoprocessamento na Prática: Análise e Visualização de Dados Ambientais”. Posteriormente serão ministradas as palestras “Microplásticos: Pequenos Tamanhos, Grandes Problemas?”; “Bioprospecção de Agentes Biológicos para Emprego na Produção Vegetal”; e “Projeto TamanduASAS: Criação, Reabilitação e Soltura Monitorada de Tamanduás-Bandeira”.

No sexto e último dia do evento, 11 de junho (sexta-feira), será proferido o minicurso “Técnicas de Observação de Aves: Birdwatching (Teórica). Em seguida ocorrerão as palestras “Sistema CFBio/CRBios e Normas para Atuação em Biotecnologia”; “Da Faculdade para o Mercado de Trabalho: Como Planejar sua Carreira”; Empreendedorismo Científico e Pesquisa de Impacto”; e “Minha Trajetória (Aventura) no Empreendedorismo Científico”.

O evento é gratuito. As inscrições estão abertas no site https://unieventos.unipam.edu.br/.

Comentários