Autoescolas registram queda no número de matrículas em 2021

logo-face
logo-face
Autoescolas registram queda no número de matrículas em 2021

A procura por autoescolas reduziu neste ano em Minas Gerais. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), quando comparados os janeiros de 2020 e 2021, a procura pela carteira A reduziu de 3.158 para 1059e pela carteira B teve queda de 15.064 para 3.903.

Por meio de nota, o Detran disse que municípios na Onda Vermelha foram autorizados a retornar os exames de direção e prática de direção veicular para todas as categorias com atendimentos reduzidos.

Dono de uma autoescola em Patos de Minas, o empresário Wilson Pereira lamenta. “A gente tem registrado uma queda muito grande de interessados em tirar a carteira de habilitação”. Outro motivo apontado por Wilson é o auxílio emergencial. Ano passado, o governo federal pagou o benefício de R$ 600 para quem perdeu renda na pandemia. Em 2021, o número de beneficiários reduziu — e o valor pago também.

O empresário argumenta que a nova onda de fechamento de serviços não essenciais desmotivou os interessados em tirar carteira. “Nós ficamos 50 dias parados sem atividade nenhuma e isso dificulta muito o interesse do candidato em tirar a habilitação”, avalia.

Comentários