1º Festival de Cultura e Ancestralidade Preta será realizado de forma virtual em Patos de Minas e região; ouça áudio

logo-face
logo-face
1º Festival de Cultura e Ancestralidade Preta será realizado de forma virtual em Patos de Minas e região; ouça áudio

No próximo dia 13 de maio, acontecerá de forma virtual, devido ao enfretamento à pandemia da Covid-19, o 1º Festival de Cultura e Ancestralidade Preta, realizado em Patos de Minas.

No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, (Lei nº 3.353), que decretava a libertação dos escravos no país.

Élida Abreu, uma das responsáveis pela organização do festival, ressalta que o dia 13 de maio não é um dia de comemoração.

“Esta data é encarada por nós do movimento negro, por nós, pessoas pretas, entendidas da história, do real significado desse dia, que é um dia de luta, pela emancipação do povo preto, pelos direitos e pela liberdade de fato que até hoje não aconteceu, então a gente encara o 13 de maio, como dia para lutar por todos esses direitos e para reverenciar nossos ancestrais, reverenciar nossos antepassados, reverenciar os verdadeiros heróis que passaram e ainda permanecem entre nós lutando pela emancipação e pela liberdade.“. Explicou Élida Abreu.

Pensando nesse sentindo, será realizado no formato virtual, seguindo todos os cuidados e distanciamento social, apresentações, mostrando para a população toda a cultura e toda a história do movimento negro.

Élida adianta para o jornalismo da Rádio Clube 98, que já estão confirmados no festival, apresentações de Moçambique, Capoeira, Cantigas e Culinária de Quilombo, Samba de Roda, Poetas, Escritores e inclusive um poeta da cidade de Maputo, Capital de Moçambique.

O objetivo do Festival é reverenciar toda a riqueza, toda a força do povo afro-brasileiro.

O evento poderá ser acompanhado por meio da página no Facebook, Coletivo Mada, a partir das 19hs, do dia 13 de maio, com transmissão simultânea também nas redes sociais dos membros do coletivo.

Comentários