Escolas particulares já podem retomar ensino presencial em Patos de Minas

logo-face
logo-face
Escolas particulares já podem retomar ensino presencial em Patos de Minas

A retomada das atividades presenciais em instituições particulares de ensino de Patos de Minas está autorizada com a entrada do município na onda amarela do Minas Consciente, o que acontece a partir deste sábado (1º/5). Em relatório do Comitê Executivo Covid-19, o Governo estadual apontou essa fase do programa como gatilho para o retorno. Para a rede municipal, contudo, a prefeitura entende ser necessário tempo maior para adequações, e a previsão é voltar a partir de junho.

Desde março, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Educação estudam os critérios para que o ensino na cidade regresse presencialmente. O trabalho nesse sentido fortaleceu-se depois que o Governo de Minas Gerais publicou relatório recomendando retornar o quanto antes, de forma segura e planejada, para não ampliar os déficits na aprendizagem dos estudantes mineiros.

Leia aqui o Relatório Final do Grupo de Trabalho do Governo de Minas Gerais.

A prefeitura definiu normas sanitárias próprias para o setor educacional, adequando o protocolo do Minas Consciente à realidade local. O documento elenca critérios mínimos para esse retorno e deixa clara a necessidade de as unidades de ensino aplicarem as regras de distanciamento e higienização em todo o ambiente escolar. O protocolo municipal também orienta o gestor da escola a:

– implementar políticas de afastamento dos funcionários que não sejam punitivas, como licença médica, para permitir que profissionais do grupo de risco e profissionais que apresentem sintomas de infecção respiratória permaneçam em casa;

– fornecer máscaras descartáveis aos colaboradores caso não estejam de posse de máscaras pessoais, além de demais itens de acordo com o tipo de atividade executada (botas impermeáveis de cano longo e luvas de borracha, gorros, capote/avental, protetor ocular);

– proceder o retorno de forma escalonada e com atendimento presencial e remoto (on-line), dando opção de escolha aos pais e estudantes.

Já para as escolas municipais, a Prefeitura divulgou oficialmente na tarde deste sábado (1º), que o retorno, está previsto para o mês de junho, segundo informações durante esse mês de maio, as escolas passarão pelas adaptações necessárias e os profissionais receberão treinamentos.

Uma pesquisa sobre o retorno das aulas também será direcionada para pais e responsáveis de alunos. A intenção é que o retorno aconteça de forma escalonada e com atendimento presencial e remoto, permitindo que pais e estudantes optem pela alternativa que avaliarem como adequada.

Para as escolas estaduais a Secretaria Estadual de Educação aguarda um acordo judicial com o Tribunal de Justiça para que o retorno possa ocorrer. 

Acesse aqui o protocolo para retorno presencial das atividades escolares em Patos de Minas.

 Acesse aqui o protocolo sanitário elaborado pelo Governo de Minas Gerais.

Comentários