Servidores da saúde manifestam contra a terceirização do Hospital Regional

logo-face
logo-face
Servidores da saúde manifestam contra a terceirização do Hospital Regional

Na manhã desta quinta-feira (25), servidores estaduais e médicos se reuniram para manifestar contra a terceirização da administração do Hospital Regional Antônio Dias – HRAD.

A concentração, que contou com apoio de sindicalistas e ex-candidatos a prefeitos de Patos de Minas, começou na porta do hospital e deu sequencia em uma caminhada pela Rua Major Gote. Agentes da SETRAN e policiais militares controlaram o trânsito.

Os manifestantes são contra a terceirização do HRAD para Organização Social voltada à Saúde - OSS. A ex-candidata pelo PT, Aguida Helena, e o ex-candidato pelo PSB, Hermano Caixeta, estiveram na manifestação. O vereador Daniel Gomes (PDT) também marcou presença e pontuou que pretende convocar uma audiência pública.

A diretora executiva do Sind-Saúde em Minas Gerais, Neusa de Freitas, disse que esse modelo, que querem implantar em Patos de Minas, não deu certo em nenhum outro Estado. Segunda ela o que mais chamou a atenção na publicação do edital é a parte que não exige qualificação para administrar o hospital. “Não permitiremos que o Governo de Minas Gerais, sem nenhum diálogo, principalmente com a casa do legislativo, venha na calada da noite e chame os trabalhadores para anunciar a OSS e no outro dia já publica o edital, principalmente onde diz que não é necessário qualificação para estar administrando esta unidade hospitalar”, ressaltou.

O sindicato, de acordo com Neusa, já comunicou os órgão, inclusive o Ministério Público de Minas Gerais. Ele afirma que neste sentido, o secretário estadual de saúde infringe a lei orgânica do Sistema Único de Saúde – SUS, ao passa por cima da resolução de um conselho do órgão social.

Muitos que pelo local passaram questionaram a manifestação alegando aglomeração e a servidora, Águida Helena, justificou a movimentação na porta do HRAD, alegando que todos são servidores da saúde e foram vacinados contra o vírus.

Fotos: Otaviano Marques

Comentários