Zema entrega 10 respiradores para tratamento da Covid-19 em João Pinheiro

logo-face
logo-face
Zema entrega 10 respiradores para tratamento da Covid-19 em João Pinheiro

João Pinheiro ganhou importante reforço na saúde para o combate a Covid-19. Com a presença do próprio governador Romeu Zema, o município do noroeste de Minas recebeu dez respiradores para equipar o Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares. Os aparelhos vão possibilitar a abertura dos dez primeiros leitos de UTI e, com isso, ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com covid-19 no município e região. Dos respiradores destinados à cidade, sete são invasivos e três são não invasivos. “Desde quando a pandemia começou, em março, o Estado tem tomado todas as medidas possíveis para postergar o pico da curva de contaminação para que não faltasse atendimento médico aos mineiros. Nenhum óbito em Minas Gerais foi devido à falta de atendimento médico”, disse o governador durante a entrega.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos oriundos de ação judicial movida pelo  governo de Minas contra a mineradora Samarco, em razão do rompimento da barragem em Mariana, em 2015. A ação permitiu a compra de 1.047 respiradores. Cerca de 600 já foram recebidos e distribuídos por diversas regiões do estado. Segundo o governador, além de equipar o sistema para o tratamento do coronavírus, a entrega dos respiradores faz parte de um plano estratégico do Estado para reforçar o sistema público de Saúde. “Sempre tivemos em algumas regiões do estado, deficiência de leitos. Estamos hoje aqui entregando dez UTIs e elas continuarão aqui na cidade de João Pinheiro. Antes as pessoas tinham que recorrer a Patos de Minas, mas, agora, nós vamos ter um sistema de Saúde mais fortalecido no Noroeste” finalizou o governador.

O prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel, disse que “Nossa preocupação é ver as pessoas morrendo sem os recursos, principalmente o respirador. Começamos um trabalho para montar a nossa UTI e o Estado foi muito útil, desburocratizou muita coisa para conseguirmos isso. Nós vamos ter, para a segurança da população, dez UTIs montadas equipadas, prontas para atendimento. Temos que agradecer toda a atenção que o Estado tem dado a João Pinheiro”, finalizou.

Foto: Jpgora

Comentários