HSL está pronto para receber pacientes com COVID-19 e Prefeitura aguarda documentação para habilitar UTIs

logo-face
logo-face
HSL está pronto para receber pacientes com COVID-19 e Prefeitura aguarda documentação para habilitar UTIs

A Administração do Hospital São Lucas (HSL) informou que está pronta para receber pacientes graves da COVID-19. O município aguarda regularização de documentação para habilitar os leitos de UTI. Em reunião na Câmara Municipal, o tema, que ainda é motivo de impasse, foi debatido pela comissão de saúde. No total, são 10 leitos disponíveis para o SUS. A Prefeitura cobra mudança no CNPJ do hospital, que ainda estaria vinculado a Ruy Muniz. Segundo a direção da unidade essa solicitação fica pronta ainda nesta semana.

De acordo com o administrador do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, todos os equipamentos necessários para o funcionamento das UTIs já estão prontos. Para ele, a questão agora é meramente burocrática. “Assim que os órgãos competentes resolverem essa questão, estamos aptos para receber os pacientes. Inclusive com tudo pronto”, afirmou. Se o impasse for solucionado, serão mais 10 leitos de UTI-COVID-19 liberados para pacientes atendidos pelo SUS.

Para a Prefeitura, a questão é técnica e ainda envolve a FUNAN (empresa de Ruy Muniz) que consta cadastrada no Ministério da Saúde. O secretário de saúde, Carlos Rezende, afirmou que, tão logo o problema seja resolvido, o município vai utilizar as vagas. “Assim que o hospital apresentar todas as documentações necessárias, exigidas por lei, nós vamos habilitar e utilizar todos os leitos de UTI”, disse.

Apesar da reunião na comissão de Saúde, ainda não há previsão de quando os pacientes da região, e de Patos de Minas, poderão ser encaminhados para o HSL. A Administração da unidade trabalha com a expectativa de que tudo se resolva ainda nesta semana. Enquanto isso, o Hospital Regional segue com todas as vagas de UTI ocupadas e muitos pacientes na fila aguardando por atendimento.  

Comentários