Impasse na habilitação de leitos de UTI no HSL continua e reunião nesta tarde tenta por fim na questão

logo-face
logo-face
Impasse na habilitação de leitos de UTI no HSL continua e reunião nesta tarde tenta por fim na questão

Uma nova reunião na tarde desta segunda-feira (29) tentará por um ponto final na discussão em torno da habilitação de leitos de UTI-COVID-19, no Hospital São Lucas (HSL). Na última semana, vereadores da comissão de saúde, representantes da unidade e autoridades do Estado e do Município, não chegaram a um consenso. O objetivo do encontro é liberar pelos 30 vagas para receber pacientes graves com coronavírus. Enquanto a situação não se resolve, o Hospital Regional Antônio Dias Maciel (HRAD) segue com todos os leitos ocupados e há doentes aguardando por uma vaga.

Os motivos do atraso na liberação dos leitos são confusos. Prefeitura, Estado e direção do HSL têm versões diferentes. O São Lucas afirma ter todas as condições necessárias para receber os pacientes. Já o Governo Mineiro alega que o Município precisa fazer contrato formal com o hospital, para depois solicitar respiradores para os leitos. Também há problemas envolvendo o alvará sanitário da unidade. Representantes da Prefeitura não participaram da última reunião.

No encontro desta tarde, as dificuldades devem ser colocadas na mesa novamente. Apesar disso, não há como prever quando as UTI’s serão habilitadas pelo Ministério da Saúde. Há também negociações paralelas, que tentam conseguir respiradores para o HSL e, com isso, colocar os leitos em funcionamento.

Texto e foto: Redação Clube Notícia. 

Comentários