Ouça ao Vivo:

Executivo envia projeto para Câmara com o objetivo de alterar artigos da “lei dos 3%”, setor da cultura pode ser diretamente atingido

A lei de autoria do ex-vereador Bosquinho, chamada de lei do 3%, tem como objetivo o fomento da cultura patense

O Projeto de Lei nº 5.445/2022 de autoria do executivo municipal, foi enviado para Câmara de Patos de Minas na última terça-feira (15). O texto do projeto altera três artigos da Lei nº 5.782, de 2 de agosto de 2006, de autoria do ex-vereador Bosquinho, que “estabelece normas sobre a doação de bens públicos municipais a pessoas jurídicas com finalidade lucrativa”.

A lei de autoria do ex-vereador Bosquinho, chamada de lei dos 3%, tem como objetivo o fomento da cultura patense uma vez que obriga as empresas que receberem terrenos da Prefeitura para serem utilizados com fins lucrativos a doarem anualmente 3% do valor do imóvel ao Fundo Municipal de Cultura.

Porém com as alterações propostas no projeto enviado por Luís Eduardo Falcão para o legislativo, os recursos poderiam ser destinados para qualquer fundo municipal. Os empresários beneficiados também passariam a repassar 3% do valor do imóvel em uma única parcela, retirando a obrigação anual.

O prefeito de Patos de Minas justificou a mudança nos artigos, como incentivo econômico na área industrial da cidade de Patos de Minas e avaliando a contrapartida anual de 3% como exorbitante, apontando que a taxa dessa forma inviabilizaria a doação. Em relação a liberar a doação para qualquer outro fundo em atividade, o chefe do executivo justificou que possibilitaria atender as demandas gerais da população.

Ainda em 2020 o Ministério Público do Estado de Minas Gerais solicitou ao executivo que realizasse um levantamento das empresas beneficiadas com doações de terrenos desde o início da vigência da Lei 5.782.

No ano passado um requerimento assinado pelos vereadores José Batista Gonçalves (Cabo Batista), Daniel Gomes, Vitor Porto, Elizabeth Maria, Willian de Campos e também pelo então vereador na época Lásaro Borges solicitou que o levantamento das empresas beneficiadas pela lei fosse encaminhado para a Casa Legislativa. Apesar da solicitação ter sido aprovada ainda em junho de 2021, até o presente momento não houve resposta do executivo.

Em vídeo publicado nesta quarta-feira (16) nas redes sociais o vereador Professor Daniel Amorim, repercutiu o assunto e cobrou um posicionamento do atual Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Ivan Rosa.

O jornalismo da Rádio Clube98 também solicitou uma entrevista com o Secretário para falar sobre o assunto e aguarda um retorno.

Procurados pela reportagem da Rádio Clube98, artistas patenses relataram que estão se organizando para tomar um providência em relação ao assunto e afirmaram que vão se posicionar no momento oportuno.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>