Durante os dias 16 e 18 de maio, visando o aprimoramento da tropa e a preparação para ocorrências complexas, foi realizado treinamento de salvamento em altura envolvendo os militares das alas operacionais do 12° Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais. O treinamento ocorreu no centro de Patos de Minas, em um edifício de 13 pavimentos localizado na avenida Getúlio Vargas.
A prática trouxe como temática as ações necessárias durante o atendimento de ocorrências envolvendo salvamento em altura. Ao todo foram desenvolvidas quatro oficinas.
A primeira oficina consistia na execução de um rapel do décimo segundo pavimento da edificação em que era resgatada uma vítima no sétimo pavimento. Posteriormente o socorrista e a vítima abandonavam a rota no quarto pavimento.
A segunda conciliava teoria e prática para expor técnicas de ancoragem em um ambiente desconhecido. Foram demonstradas possíveis amarrações para a execução de estropos, foi demonstrada a técnica de ancoragem humana, foram demonstrados os conceitos de desvios de polia e, por fim, os participantes da instrução foram instigados a procurar possíveis pontos de ancoragem na estrutura do prédio em questão, podendo, com isso, aplicar os conhecimentos que lhes haviam sido passados.
A terceira instrução consistia no resgate de um operário preso em uma rota de rapel. Nessa instrução foi demonstrado o rapel com a utilização do rig e, também, a utilização do sistema jag para aliviar a tensão do ponto em que o operário se encontra preso, e, posteriormente o seu salvamento.
Por fim, foi efetuada uma oficina sobre o salvamento suicida. Nessa ocorrência, foi demonstrada a técnica de rapel em questão, além de ser enfatizada a necessidade de ser utilizada como forma alternativa, caso a abordagem técnica não demonstre êxito. Os militares saltaram do sétimo para o sexto pavimento.