Na noite desta quarta-feira (14/03), aconteceu o Workshop da Mulher Empreendedora, no anfiteatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Patos de Minas. O evento foi uma realização da CDL em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) do Alto Paranaíba.
O workshop contou com a presença de três empresárias, que apresentaram as suas trajetórias de vida e de empreendedorismo para mais de 200 mulheres da Capital do Milho e de cidades da região.
Alzira Vasconcelos, CEO da primeira escola de negócios de moda do país, iniciou o bate-papo falando sobre seu empreendimento que, nos últimos anos, formou mais de seis mil empresários de moda por meio de cursos e imersões. Continuando com seus relatos, a convidada contou que está atuante no mercado há 14 anos, tendo transitado pelo cenário nacional, inclusive como gestora em grandes fast fashion’s brasileiras e internacionais.
Outra convidada, a empresária de Patos de Minas Patrícia Martins falou para as presentes sobre os desafios que enfrentou para alcançar o sucesso da sua atuação com a empresa de mesmo nome. Ela comentou o começo da trajetória na comercialização de porta em porta com venda de acessórios, passando, gradativamente, para o setor de confecções.
“Na pandemia, tive que me reinventar para manter as vendas da empresa e o empreendedorismo não para. É preciso estar sempre buscando algo diferente para se destacar no mercado”, comentou.
Mariângela Miranda Marcon, presidente da Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios da FIEMG e do Sindicato da Indústria do Vestuário de Juiz de Fora, também apresentou sua trajetória. Dentre outros assuntos, a advogada destacou a atuação pelo fortalecimento das marcas mineiras do segmento da moda e reafirmou a força da mulher em qualquer campo que venha a atuar, pelas suas habilidades emocionais e de gestão.
Um dos intuitos do workshop foi, através dos falas das convidadas, trazer identificação e fortalecimento para as mulheres empreendedoras que participaram da iniciativa.