Regina Gonçalves Barbosa Caixeta, graduada no curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), é coautora do livro “ESG Aspectos Jurídicos”, lançado recentemente pela Editora Educatoris. A produção reuniu autores de todo o Brasil, com experiência profissional nas áreas de direito ambiental, de governança e de impactos sociais.
A obra foi organizada por Cristiane Monteiro e Frederico Aburachid e é a primeira de uma série sobre o tema ESG – que significa, em tradução livre para o português: ambiental, social e governança. A sigla reflete o conjunto de práticas, de indicadores e de metas dos setores público e privado voltados para a sustentabilidade.
Na oportunidade, a advogada Regina Barbosa desenvolveu o 14º capítulo do livro, intitulado “ESG e o Agronegócio”. O trecho teve como objetivo analisar as práticas ESG junto ao agronegócio brasileiro, importante setor da economia, tido por vezes como vilão, outras, como salvador da pátria.
Sobre a coautora
Regina Gonçalves Barbosa Caixeta é advogada graduada em Direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e pós-graduada em Direito Público, Ambiental e da Mineração. Ela também é sócia-fundadora do Barbosa e Caixeta Advocacia Especializada. Membro associado da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA), bem como da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos da 45ª Subseção da OAB/MG. Além disso, Regina ainda é membro do Colmeia, em Patos de Minas, e da Comissão Nacional de Direito Minerário da Associação Brasileira de Advogados (ABA).