O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Sintrasp) protocolou, no dia 16 de dezembro de 2022, o pedido de reajuste do salário dos servidores municipais. O pedido inicial protocolado foi de 17,5% no salário e 20% no vale alimentação.
De acordo com Fabiano Antônio de Castro, presidente do Sintrasp, três fatores justificam a porcentagem que foi pedida pelo sindicato.
“Apesar da deflação deste ano, parece que o 5,9 que está hoje a inflação que foi fechada em dezembro, referente a novembro, não compete com a realidade, muita coisa aumentou. Então a gente fez o cálculo do que teve de inflação, sobrepondo um sobre o outro […] Temos também as percas de 2020 sobre a questão da nossa previdência, muita gente não sabe que a previdência do servidor público municipal era 11% e passou para 14%. Tivemos também um aumento no nosso plano de saúde, e o outro fator seria o aumento do salário mínimo”, explicou em entrevista ao Sistema Clube.
Já em relação ao pedido de reajuste de 20% no vale alimentação, o representante dos servidores municipais explica que seria para que o trabalhador não tenha a perca – que já foi observada ao longo dos anos – no poder de compra.
Neste momento, o sindicato aguarda que o executivo apresente uma comissão e realize os cálculos para que a negociação possa ser iniciada.
Vale ressaltar que a data base do reajuste dos servidores municipais de Patos de Minas é janeiro. Sendo assim, independentemente de quando o reajuste for aprovado, os servidores devem receber os valores retroativos ao primeiro mês do ano.
Confira a entrevista na íntegra: