O Ministério da Educação (MEC) antecipou os calendários de inscrições para os primeiros processos seletivos de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os editais com todos os critérios e cronogramas para os três processos seletivos devem ser publicados em janeiro de 2023.
De acordo com a pasta, a intenção é que, com a antecipação dos prazos, os processos seletivos tenham maior alinhamento com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas.
Desta forma, o Sisu, que estava previsto para ter seu resultado divulgado em 7 de março, agora terá prazo de inscrição de 16 a 24 de fevereiro de 2023 e o resultado deve ser divulgado no dia 28 de fevereiro.
Já as inscrições para o Prouni devem ser abertas ainda em fevereiro, no dia 28, e terminar em 3 de março. Também em março, ocorre o Fies, as inscrições devem ter início no dia 7 e término no dia 10. Em datas mais próximas da abertura das inscrições, o MEC informou que divulgará os quantitativos de vagas a serem ofertadas na primeira edição de 2023 dos processos.
Segundo o MEC, “os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se planejar para concorrer a milhares de vagas para ingresso no ensino superior”. Em todos os processos seletivos, a classificação é realizada com base na nota obtida na edição do Enem de 2022 e para o Prouni serão válidas também as notas obtidas no Enem de 2021. Já no Fies, quem concorreu a uma das edições do Enem a partir de 2010 até a mais recente, pode se inscrever.
As inscrições para todos os três processos seletivos são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
- Sisu
- Inscrições – 16 a 24 de fevereiro
- Resultado – 28 de fevereiro
- Prouni
- Inscrições – 28 de fevereiro a 3 de março
- Resultados
- 1ª chamada – 7 de março
- 2ª chamada – 21 de março
- Fies
- Inscrições – 7 a 10 de março
- Resultado – 14 de março.
ASCOM MEC