Ouça ao Vivo:

Inep divulga lista de escolas credenciadas para emitir certificados aos aprovados no Encceja; confira os municípios que devem procurar Patos de Minas

Emissão pode ser feita de forma digital, desde que seguindo Resolução da Secretaria de Educação

Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022). A listagem completa das unidades escolares da rede estadual que podem emitir os certificados aos aprovados está disponível por meio deste link.

O exame que  avaliou jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada foi aplicado no dia 28 de agosto, deste ano, tanto para o ensino fundamental, quanto para o médio.

De acordo com a Superintendência de Avaliação Educacional da SEE/MG, as unidades da rede estadual de ensino, credenciadas, devem emitir os Certificados de Conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio para os participantes do ENCCEJA, através do Sistema Mineiro de Administração Escolar (SIMADE), em conformidade com o artigo 7º da Resolução SEE/MG Nº 4.356 de 26 de Junho de 2020.

Em Patos de Minas, a “unidade certificadora”, ou seja, responsável por emitir os certificados dos aprovados no ENCCEJA é a Escola Estadual Antônio Dias Maciel, localizada na avenida Getúlio Vargas, nº 45, bairro Centro. Além de ser possível solicitar presencialmente o documento, esse procedimento também pode ser realizado pelo email escola.118982@educacao.mg.gov.br.

Os municípios que devem procurar a unidade certificadora patense são:

  • Arapuá;
  • Carmo do Paranaíba;
  • Lagamar;
  • Lagoa Formosa;
  • Lagoa Grande;
  • Matutina;
  • Patos de Minas;
  • Rio Paranaíba;
  • Presidente Olegário;
  • Santa Rosa da Serra;
  • São Gonçalo do Abaeté;
  • São Gotardo;
  • Tiros;
  • Varjão de Minas.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE, Julia Drumond, destaca a importância deste exame que busca avaliar competências, habilidades e saberes adquiridos, permitindo àqueles que não tiveram oportunidade de concluir o ensino regular no tempo previsto, uma nova chance.

“O Encceja é um importante exame que possibilita aos jovens e adultos a obtenção de certificado ou diploma do ensino fundamental e médio caso não tenham completado os estudos na idade adequada. O candidato pode consultar seus resultados no site enccejanacional.inep.gov.br ou através das escolas certificadoras”, explicou a superintendente . 

Novidade

A Página do Participante traz, como novidade, uma lista com as escolas que emitem o certificado de conclusão e a declaração parcial de proficiência, por estado e município. Desse modo, é possível verificar os endereços mais próximos para fazer a emissão presencial, ou eletronicamente no caso das escolas que oferecem essa opção. A solicitação de certificados pode ser realizada de forma presencial ou online, mediante envio dos dados e documentos necessários aos e-mails das Unidades Certificadoras.

A iniciativa realizada pelo Inep desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação, acontece anualmente, em todos os estados do país. 

O Encceja é também um norteador para implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. E por fim, cabe ressaltar que as secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Edição 2022

Na última edição do exame, realizada neste ano, a idade mínima para os participantes do ensino fundamental era de 15 anos, na data da prova. Já para o ensino médio, foi exigido idade mínima de 18 anos completos. A participação no Encceja Nacional 2022 foi voluntária, ofertado de forma gratuita. 

SEE/MG

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui
<a href="arquivo.clubenoticia.com.br" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>