Apesar de ser temida por muitos, a matemática e seus problemas e questões de raciocínio lógico tem sido motivo de alegria para os milhares de estudantes da rede estadual pública mineira. Na edição de 2022 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujo resultado foi divulgado na última semana, 577 estudantes da rede estadual foram medalhistas e outros 4.027 receberam menção honrosa.
Foram 47 medalhas de ouro, 153 de prata e 377 de bronze. A premiação é concedida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Já em Patos de Minas, foram nove estudantes premiados, incluindo escolas públicas, militar e privada. Confira:
Prata
- Eduardo Cesar G da Silva – Col. Tiradentes PMMG
- Henrique Lima Betti – IFTM Patos de Minas
Bronze
- Matheus Henrique Correa – E. E. Dona Guiomar de Melo
- Miguel Souza Rosa – Col. Tiradentes PMMG
- Diego Silva Borges – E. E. Dr. Paulo Borges
- Gustavo Gonçalves Santana – E. M. Norma Borges Beluco
- Ingred Lorrane Pereira – E. E. Prof. Zama Maciel
- Luana Mendonça Leite – Col. Marista
- Ana Cecilia da Silva M Moreira – Col. Marista
Além destes estudantes, outros 71 alunos de escolas patenses receberam Menções Honrosas. Confira aqui todos os premiados na 17ª OBMEP.
17ª OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
Direcionada a todas as escolas públicas do Brasil, a Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Em sua 17ª edição, que reuniu 18,1 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio, foram distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas. As cerimônias de premiação da 17ª OBMEP acontecerão em data a ser definida pela organização.
Os medalhistas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes têm direito a encontros presenciais ou virtuais para aprofundar o conhecimento matemático e os estudantes de escolas públicas recebem uma bolsa de iniciação científica do CNPq no valor de R$ 100 mensais.
Com informações: SEE/MG