A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estão entre as melhores empresas do setor do Brasil. Na categoria Serviços Agropecuários, elas conquistaram a segunda e a quarta colocação, respectivamente.
O anúncio aconteceu durante a premiação Melhores do Agronegócio, realizada pela Revista Globo Rural, na quarta-feira (30/11).
A premiação avalia empresas de diversas áreas do segmento com base nos resultados financeiros do ano anterior, como receita líquida, endividamento, liquidez e margem – que equivalem a 70% da pontuação -; e indicadores de responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final. A metodologia é desenvolvida pela Serasa Experian.
“Estamos muito honrados e temos muito a celebrar pela conquista desse ‘Oscar’ do Agronegócio que é a revista Globo Rural. A gente tá muito feliz por isso. Não só por isso, mas por todos os trabalhos que realizamos durante o ano. O nosso foco são os agricultores familiares e eles também estão de parabéns por este prêmio”, declarou Otávio Maia, presidente da Emater-MG.
A empresa, que levou o segundo lugar em Serviços Agropecuários, foi a primeira da categoria em 2021.
A Epamig também esteve, pelo segundo ano consecutivo, como a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas). A diretoria-executiva da empresa atribui esse desempenho às diretrizes adotadas nos últimos anos, que têm contribuído para a melhoria da gestão financeira, administrativa e da pesquisa.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos, e agradecemos o empenho de todos os nossos colaboradores, nas diferentes áreas: pesquisa, administração, campo e apoio. A Epamig caminha para os 50 anos e está em aprimoramento constante”, destaca a diretora-presidente da Empresa, Nilda Soares.
Finanças e operações
O diretor de Administração e Finanças da Epamig, Leonardo Kalil, conta que nos últimos anos a empresa de pesquisa tem tido resultados financeiros positivos e ressalta que o gerenciamento desses números tem sido possível graças ao Sistema de Gestão Integrada (SGI), implantado em 2019.
“Atualmente, temos ferramentas de gestão à vista e envolvemos ao máximo os colaboradores das diversas áreas e unidades da empresa nesses processos, o que facilita a tarefa de alcançar metas e potencializar nossas entregas”, afirma.
O diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, aponta os avanços na área da pesquisa, atividade fim da empresa.
“Nossas linhas de pesquisa estão agrupadas em dez programas estaduais e em um programa especial, que buscam atender áreas tradicionais, como cafeicultura, bovinocultura e produção de leite e derivados, e inovadoras, como a biotecnologia. Nos últimos anos, temos nos aproximado bastante da gastronomia, por meio dos trabalhos com azeitona e azeite, uva e vinho, queijos artesanais e industriais, hortaliças Panc e flores comestíveis, dentre outros, e nos voltado para a sustentabilidade e a busca de boas práticas no manejo de plantas e de animais, como forma de atender aos anseios de produtores rurais e consumidores”.
A premiação
O Melhores do Agronegócio 2022 premiou companhias nas seguintes categorias: alimentos e bebidas; atacado e varejo; aves e suínos; bioenergia; comércio exterior; cooperativas; defensivos agrícolas; fertilizantes; frutas, flores e hortaliças; indústria de café; indústria de carne bovina; indústria de soja e óleo; laticínios; máquinas e equipamentos agropecuários; massas e farinhas; nutrição animal; produção agropecuária; reflorestamento, celulose e papel; saúde animal; sementes; e serviços agropecuários.
Também são concedidos quatro prêmios especiais: Destaque entre pequenas e médias empresas; Campeã em sustentabilidade; Maior entre as 500; e a Campeã das campeãs. Os resultados são divulgados no Anuário do Agronegócio, que apresenta o perfil das vitoriosas e o ranking completo com as 500 maiores empresas do setor.