O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais. Preparar-se para encarar esse universo é o melhor caminho, mas nem sempre é possível investir em capacitação. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social lançou o curso de Informática Básica. Iniciado na última semana, a formação oferece noções de informática com o principal objetivo de possibilitar que os alunos desenvolvam habilidades elementares para o uso do computador.
Com carga horária de 60 horas e certificação, o curso vai até junho deste ano. Ao todo são 56 alunos divididos em quatro turmas (duas no período da manhã e duas à tarde). As aulas acontecem na Sala de Acesso Comunitário Digital, que funciona no Cristavo. “O curso será ministrado pelo instrutor de informática André Vinícius Teodoro Silva. Ele, que é servidor da SMDS, vai apresentar conteúdo prático e dinâmico para quem quer e precisa participar do mundo digital”, informou a encarregada de Inclusão Produtiva, Nayara Cristina de Faria Cunha.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen de Sousa, a inclusão digital é necessária, e o curso representa uma importante iniciativa para viabilizar esse processo. “A evolução da informática e sua influência em nossas vidas exigem que sejamos capazes de dominar pelo menos ferramentas essenciais para não sermos excluídos digitalmente. O curso de Informática Básica é, dentro desse contexto, uma ação que visa oferecer, gratuitamente, condições de inserção no universo digital, o que reflete, por exemplo, na hora de procurar um emprego”, afirmou a secretária.
Para o segundo semestre, a previsão é formar novas turmas, e os interessados já podem procurar a SMDS para inscrever-se. As inscrições são realizadas das 7h às 13h, na sede da secretaria (Cristavo).
No caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo telefone 3822-9700 (esse número também funciona como WhatsApp). O curso ainda não tem data definida para início, mas acontecerá de agosto a dezembro de 2022. Podem inscrever-se quaisquer interessados com idade acima de 12 anos.
Inclusão Produtiva – A SMDS conta com o setor de Inclusão Produtiva, responsável por ações na área de trabalho e renda, dentre elas o curso de Informática Básica. O setor também apoia a elaboração de currículos, cadastra e conecta pessoas interessadas em vagas de cursos e empregos a instituições formadoras e empregadoras.