CICC atende quase 30 mil ocorrências à comunidade de Patos de Minas e região

17/05/2017 13:50:28

Ascom Prefeitura

O Centro Integrado de Comando e Controle de Patos de Minas desde que foi criado atendeu mais de 47 mil ligações à comunidade e mais de 27 mil ocorrências pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Samu e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

O CICC de Patos de Minas foi criado através da Lei Municipal nº 7169/2015 e, atualmente, tem como seu Coordenador o 2º Tenente BM João Fernandes Caixeta.
O Centro está instalado na Avenida Marabá nº 901, Bairro Alto Caiçaras, nas dependências do Centro Clínico Universitário, em convênio com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e integra, num mesmo espaço físico, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Samu e o CBMMG. Neste local, ainda funciona, em tempo real, os atendimentos pelos números de emergência 193 (CBMMG), 192 (Samu) e está em fase de instalação o número emergencial 199 (Defesa Civil) para melhor atender à população.

O órgão é responsável pela gestão de risco de desastres e gestão de desastres, além de atendimentos integrados operacionais de urgência e emergência relacionados ao atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município. Dentre outras legislações, atua em consonância com a Lei Federal nº 12.608/12, no que se refere a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, com a Lei Federal nº 13.425/2017, que trata das medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de publico e, também, com a Lei Municipal nº 7371/2016, que dispõe sobre a reestruturação da Compdec no município de Patos de Minas.

Segundo o 2º Ten BM Fernandes, o CICC foi criado para dar uma resposta mais rápida e eficiente ao cidadão, através da união das instituições, diminuindo o tempo de resposta, atendendo com melhor qualidade, eficiência e, principalmente, com menor custo ao cidadão. O órgão trabalha, metodologicamente, conforme as diretrizes e parâmetros nacionais e internacionais, na gestão para desastres, para redução do risco de desastres e, também, para adaptação às mudanças climáticas.
Atualmente, para melhorar, ainda mais, o atendimento, um posto de atendimento avançado entre o CBMMG, o Samu e um depósito da Compedec está sendo construído no Bairro Alvorada, parte alta da cidade, visando descentralizar o atendimento e permitindo que as respostas às urgências e emergências estejam ainda mais próximas ao cidadão, de forma rápida e ágil naquela região.

No início do ano de 2017, o Prefeito Municipal, José Eustáquio Rodrigues Alves, nomeou o Coordenador do CICC e da Compdec de Patos de Minas, como o representante, junto à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNISDR) com o objetivo de se tornar o município como cidade modelo, conforme as diretrizes internacionais na campanha “Construindo Cidades Resilientes Minha Cidade está se Preparando”, no período compreendido entre 2015 a 2030.

Além desta campanha de sucesso, o Centro Integrado de Comando e Controle, através da Compedec, participa no planejamento urbano do município. Está em andamento, a elaboração de um termo de referência que prevê o georreferenciamento no município, que subsidiará a revisão do Plano Diretor Municipal de Patos de Minas, com dados a respeito das áreas de risco, de saneamento básico e regiões, com índice de ocorrências das mais diversas naturezas, atendidas pelos órgãos integrantes do CICC. Estes dados serão fundamentais para a elaboração de um Plano Diretor de Proteção e Defesa Civil Municipal a fim de permitir o crescimento territorial e econômico, de forma ordenada e sustentável, e ainda visando à minimização de perdas econômicas e danos humanos e materiais no futuro.

A 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais com a adoção de medidas de gestão do planejamento urbano voltado para redução dos riscos de desastres e mudanças climáticas, junto ao Conselho Municipal de Políticas Urbanas (COMPUR) e ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) e outros órgãos parceiros buscará tornar a cidade de Patos de Minas reconhecida nacional e internacionalmente pela ONU, como cidade modelo, resiliente a eventos naturais e antrópicos adversos, concomitante ao desenvolvimento econômico.

O Centro Integrado de Comando e Controle ainda emite alertas à comunidade em períodos de chuva, de seca e de quedas de temperaturas, com o objetivo de preparar melhor a comunidade para eventos extremos e evitar maiores danos naturais, econômicos e a vida das pessoas. Ainda atua em conjunto com o Grupo de Estudos de Prevenção a Desastres e Mudanças Climáticas (GEPED). Este grupo, ainda embrionário, é formado por integrantes da 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, pela Compdec, pelo Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIPAM, pelo Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do UNIPAM e pelo Conselho de Segurança Pública de Patos de Minas. Outras instituições de ensino superior estão aderindo ao grupo de estudos, como integrantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em Patos de Minas, vinculadas à pesquisa, ensino e extensão. Neste mês de maio de 2017, foi promovido pela 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, o 1º Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Patos de Minas. O seminário foi realizado, através de iniciativa do CBMMG e do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), assim como apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Patos de Minas (ASSENGE) e o Sindicato da Indústria e da Construção Civil de Patos de Minas.

O objetivo foi de propiciar melhor conhecimento e entendimento à comunidade acadêmica e sociedade civil da existência e importância das ações preventivas contra incêndio e pânico e também desastres. O evento fez parte da Ccampanha da ONU, preparando a cidade para ser mais resiliente a desastres e que Patos de Minas fez adesão, no início de 2017, por ato assinado pelo Chefe do Executivo do município.

Há ainda mais três centrais operativas, através do 193 do Corpo de Bombeiros nas sedes dos municípios em Unaí, Patrocínio e Paracatu, que realizam atendimento via telefone à população nas próprias cidades, e estão diretamente coordenadas pelo CICC em Patos de Minas/MG. Na área de abrangência da 4ª Companhia Independente , que compreende um total de 33 municípios da região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro, além de uma população beneficiada de aproximadamente 700 mil pessoas.

O centro comemora dois anos de criação neste mês de maio, com grandes avanços para o atendimento à comunidade e que se destaca positivamente nas comemorações dos 40 anos da presença do CBMMG em Patos de Minas e região. “A união de instituições consolidadas como o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Patos de Minas, o Samu, a Defesa Civil e instituições de ensino universitárias fazem toda a diferença para atender mais e melhor o cidadão”, ressalta o coordenador do CICC, Ten. Fernandes.

Fonte: CICC

 

Comentários